Cases de sucesso no Food Service? Conheça 5 deles

Para acabar com esses entraves, resolvemos mostrar a você alguns cases de sucesso no Food Service, no ramo alimentício. de Food Service como promissora e desejam investir nela, mas, devido a receios comuns, acabam adiando ou nunca realizando esse sonho.

Neste artigo, apresentaremos histórias de empresas que começaram com um sonho e se tornaram negócios lucrativos.

Acompanhe os próximos tópicos e saiba que os cases de sucesso no Food Service são feitos para te guiar e te ajudar no seu próprio negócio. É um conteúdo que vale ouro.

Artigo por Blog Faleiroblog.faleiro.com.br (04 de outubro de 2021)

Conhecendo cases de sucesso no Food Service

Nada como uma história inspiradora para nos motivar a seguir em frente com nossos objetivos, concorda? Melhor ainda se tiver uma boa dose de desafios que foram superados e um belo “final feliz”. Os casos de sucesso no ramo alimentício que elencamos a seguir são exatamente assim.

1.Bar do Adão

Quem passa pelo bairro do Grajaú no Rio de Janeiro pode se deparar com o Bar do Adão. Esse é um dos botecos mais tradicionais do bairro e figura na lista dos melhores da boemia carioca. Todo esse sucesso começou nos anos 90 quando a família Ferreira Costa comprou um pequeno bar.

O objetivo era vender cervejas, salgados, caldos, sardinhas fritas e outras comidas típicas de botecos. Com o tempo, a família sentiu a necessidade de deixar o menu mais elaborado com bolinhos de bacalhau e pasteis de vários sabores – hoje carro chefe do negócio.

Para não ficar para trás e com vontade de escalar o negócio, a família adaptou o ambiente com um novo projeto arquitetônico para torná-lo mais convidativo, modernizou as instalações para atender à tendências do mercado e contratou novos funcionários. O que no início surgiu sem muita pretensão, foi buscando melhorias a cada dia e estabelecendo objetivos bem definidos, para hoje se tornar uma rede com mais de 14 estabelecimento e 2 franquias. Um sucesso que atravessa as gerações da família Ferreira Costa!

2. La Doce Vita Doceria

A história de sucesso da carioca Sheila Morello começou com uma vontade simples de compartilhar as suas experiências na cozinha durante a fase de recém-casada. O objetivo era ajudar outras mulheres que estivessem na mesma situação que a dela. Sendo assim, criou o blog “Esposa Estagiária” e começou a postar conteúdos sobre receitas.

O que antes era algo despretensioso, foi tomando forma de negócio. Por fim, Sheila Morello estava envolvida em um projeto empresarial que ajudava a mulher moderna a equilibrar a vida profissional, familiar e doméstica. Mas sem perder o mais importante: a essência feminina.

Com esse propósito bem definido, a nova empresária fundou a “La Doce Vita Doceria”, que é uma empresa voltada para eventos sociais. O grande diferencial da marca é criar memórias inesquecíveis enquanto as pessoas experimentam sabores maravilhosos. O resultado disso é uma empresa sólida e lucrativa. Sem dúvidas, Sheila Morello tem muito a se orgulhar do seu trajeto empreendedor.

3. G3 Food Truck

Quando Gabriel Valente Vega e Julia Sorrentino Ramos resolveram abrir uma conta no Instagram para compartilhar suas experiências gastronômicas, nem imaginavam o que o futuro os reservava. Nesse espaço na rede social, eles postavam fotos e dicas de bons restaurantes em São Paulo para que os seus amigos pudessem conhecer.

Esses amigos não só passaram a seguir o perfil do casal, como também compartilhavam as publicações e indicavam a conta para outros amigos. Em pouco tempo, as pessoas começaram a confundir o perfil com uma página especializada em gastronomia. Aí surgiu uma grande ideia: montar um negócio.

Enquanto Gabriel caprichava nas receitas dos hambúrgueres, Julia ajudava na criação de fotos que “enchiam os olhos” de quem acompanhava as postagens do perfil do Instagram. Logo, o negócio virtual se transformou em um físico quando o casal abriu o primeiro food truck da cidade litorânea de Peruíbe, em São Paulo.

Mesmo nesse setor tão concorrido, a G3 Food Truck compete com os melhores estabelecimentos alimentícios da região. A razão está na qualidade e na customização dos hambúrgueres — carro-chefe da empresa. Com certeza, esse casal tem muitas razões para celebrar o sucesso do negócio.

4. Esfiha Juventus

Hoje a empresa Esfiha Juventus tem 80 colaboradores diretos e indiretos, além de um estabelecimento comercial no bairro Mooca, em São Paulo. Quem passa por esse local e experimenta uma das esfirras servidas ali, nem imagina como tudo começou.

Foi no ano de 1967 que o casal Tamer e Wanda decidiram abrir um negócio que oferecesse as delícias e sabores da cozinha árabe. Nessa época, as pessoas não estavam muito interessadas em degustar doces e esfirras sírias, por isso o casal teve um trabalho árduo para manter o negócio aberto.

Essa dificuldade foi vencida com receitas saborosas, simpatia, bom atendimento e produtos de qualidade. Aos poucos, a clientela foi chegando e o negócio crescendo. Atualmente, os filhos do casal tocam o negócio, que não perdeu as raízes árabes, mas se revestiu de modernidade e novas delícias gastronômicas. Essa é, sem dúvidas, uma história de superação e sucesso.

5. Mandala Comidas Especiais

Adriana Fernandes atuava como comunicadora social, mas sempre desejou ser uma empresária do ramo alimentício. O sonho foi sendo adiado até que o seu primeiro filho foi diagnosticado com restrição alimentar: não poderia comer alimentos com glúten ou lactose. Como uma boa mãe, começou a criar suas próprias receitas para driblar essas restrições.

Então, ela percebeu que poderia cozinhar para outras pessoas que também não podiam consumir glúten e lactose. A partir daí, o sonho antigo ganhou força e um nome: Mandala Comidas Especiais. Com o tempo, o negócio passou a oferecer uma linha de produtos para consumidores veganos.

Atualmente, a marca continua em crescimento e o faturamento anual já ultrapassou a média de meio milhão de reais. Nem é preciso dizer que Adriana Fernandes se sente realizada ao olhar para trás e ver que um problema do filho se tornou uma excelente oportunidade de negócio.

Todos esses cases de sucesso no ramo alimentício não aconteceram por acaso. Na verdade, essas pessoas precisaram de uma boa gestão e persistência para alcançarem o sucesso no negócio. Sendo assim, a receita para montar uma empresa começa com um sonho, mas se concretiza com trabalho e um bom gerenciamento estratégico.

Quer conferir o artigo completo? acesse o artigo completo do Blog Faleiro.

Nós também temos uma série especial sobre dicas e outros cases de sucesso no Food Serice, você pode acessar nesta categoria.