Cardápios de hospitais se destacam pela criatividade

É inegável que a comida de hospital é conhecida por ser sem graça e sem gosto. Essa, entretanto, é uma visão antiga e equivocada sobre a gastronomia hospitalar. Em suma, como tudo tem se modernizado nos dias atuais, o mesmo ocorreu com os cardápio de hospital. Logicamente, a alimentação precisa ser delicada conforme o caso de cada paciente.

Porém, a nutrição hospitalar é algo que está sendo visto como uma forma de combater a Covid-19. Dessa forma, a alimentação durante a Covid-19 tem mudado através do cardápio de hospital, o qual está oferecendo alimentos mais nutritivos e que, portanto, oferecerão a força e a energia necessária para os pacientes.

O conceito do cardápio de hospital

Como dito anteriormente, o cardápio de hospital é tido como algo ainda sem graça e sem gosto. No entanto, essa visão está mudando graças às novas implementações alimentares feitas pelos nutricionistas.

Logo, é cada vez mais comum encontrar equipes de profissionais que agem de forma estratégica e calculada para montar um cardápio adequado, alegre e que consegue deixar de lado a imagem triste e complicada do âmbito hospitalar.

Além disso, oferecer determinados mimos culinários para os pacientes – obviamente, dentro de sua restrição alimentar – pode ser uma peça-chave para deixá-los mais confortáveis, saudáveis e colaborativos com o tratamento médico.

Como implementar uma alimentação hospitalar criativa?

Felizmente, implementar um cardápio diferenciado e criativo na rotina dos pacientes é algo que pode ser feito com facilidade. Logicamente, é necessário utilizar do conhecimento adquirido ao longo da profissão e também de estratégias. 

1. Saiba o que o paciente gosta de comer

Saber o que o paciente gosta de comer – dentro de suas limitações e restrições – pode ser uma ótima forma de implementar um cardápio diferente nos hospitais. Afinal, a alimentação hospitalar pode sim ser algo nutritivo, que se adéqua às exigências médicas e ainda assim ser saboroso.

2. Pesquise o que pode ser melhorado

Conversar com os responsáveis pela administração do local e organizar uma pesquisa de satisfação é uma ideia criativa de dar início à implementação de um cardápio hospitalar diferenciado.

Com isso, é possível fazer um balanço das principais opiniões e preferências dos pacientes ou de seus acompanhantes e, assim, garantir um cardápio diferenciado e que não deixe de lado as necessidades do indivíduo.

3. Apele para a criatividade

O ambiente hospitalar é algo que pode ser muito triste. Por conta disso, um diferencial ímpar na hora de destacar um cardápio hospitalar é apelar para a criatividade. Ou seja, se o cliente é estrangeiro, é possível mostrar através da sua alimentação que o hospital sabe disso e se importa com tal fator.

O que os hospitais estão utilizando no cardápio?

Muitos cardápios de hospitais estão optando por alimentos coloridos, novos temperos (mas aceitáveis em cada situação), verduras e pratos diferenciados que seguem, muitas vezes, a preferência do paciente.

A fama da comida de hospital ruim começou de algum lugar e a popularidade se estabeleceu, de modo que agora é quase impossível mudar essa fama. Sabendo disso, produzimos uma postagem especial sobre verdades e mitos sobre a comida de hospital. Quem sabe assim não começamos a enxergá-la de uma forma mais positiva e atrativa, não é mesmo? Confira!

O momento é agora!

A nutrição hospitalar está passando por grandes mudanças e se reinventando. É um ótimo momento para garantir a satisfação dos pacientes, acompanhantes e também uma ótima oportunidade para o profissional colocar em prática seus conhecimentos e mais criativas ideias. Portanto, se você gostou do post, tem alguma sugestão ou ideia, siga nossas redes sociais @bomsaborsaches para mais conteúdos!

2 respostas

Os comentários estão desabilitados.