6 Dicas para usar no seu negócio e aumentar as vendas

Sim, você quer saber como aumentar as vendas da sua empresa. Mas você sabe exatamente por onde e como começar?

Fazer crescer o desempenho em vendas (quase) sempre é um desafio. No entanto, existem 3 fatores chave para superar esses desafios para a sua equipe de poder operar com o máximo desempenho e saber como alavancar as vendas que são Recursos e Pessoas, Treinamento e Geração de Leads.

Nós separamos 6 dicas para usar no seu negócio e aumentar as suas vendas todos os meses. São segredos compartilhados de maneira única que vão fazer você voar nos sonhos e novos objetivos.

Crosseling

O cross selling — que também pode ser chamado de venda cruzada — tem como ideia principal a venda de produtos que são complementares entre si. A ideia é que os clientes acabem acrescentando os itens complementares junto ao pedido principal, desde que a combinação dê certo. Uma ferramenta ótima para aumentar as vendas.

Primeiro, é crucial que você conheça muito bem quais são as característicasnecessidades e vontades de seus clientes. As informações sobre os clientes que você precisa anotar são:

  • idade média;
  • poder aquisitivo;
  • gênero predominante;
  • preferência em relação aos tipos de alimento;
  • horários em que mais compram do seu negócio;
  • quantas vezes por dia compram seus produtos;
  • se comem sozinhos ou geralmente com mais pessoas.

Esses dados serão úteis para que você monte combos mais atrativos. Por exemplo, se a maior parte de seus clientes consome os alimentos com amigos ou um parceiro, você pode oferecer combos com 2 ou mais salgados e bebidas para servir mais de uma pessoa. Já se a maioria dos seus clientes come sozinha, os complementos disponibilizados devem ser suficientes para uma pessoa.

Compreenda a jornada do cliente

A jornada do cliente consiste em todas as etapas que uma pessoa percorre até que ela se torne um comprador. Isso envolve desde o primeiro contato com seu negócio até o pós-venda. Para entender melhor sobre o assunto, veja um exemplo de jornada:

  • descoberta: cliente descobre sua empresa pela rede social;
  • consideração: ele conhece seus produtos;
  • compra: o indivíduo faz um pedido e se torna um cliente;
  • retenção: você toma medidas para retê-lo, como um programa de fidelidade.

Saber a jornada é importante porque você conseguirá tomar decisões para melhorar a experiência do seu cliente e fazer com que o contato com sua marca seja mais frequente. Segundo a Entrepreneurconsumidores mais engajados com a marca gastam 60% mais e aumentam a frequência de compra em 90%.

Seja natural ao apresentar as ofertas

Mesmo que uma oferta seja vantajosa para o consumidor, ela não deve ser forçada ou empurrada para ele, já que isso pode intimidar ou espantar o cliente. Isso acontece, por exemplo, se você insistir várias vezes para que o cliente adquira um combo.

A abordagem com o cliente e o oferecimento do produto devem acontecer de maneira intuitiva, natural, agradável e discreta. Por exemplo, você pode deixar um anúncio ou opção no cardápio sobre o combo, assim o cliente perceberá a oferta por conta própria e fará o pedido.

Monte combos que façam sentido

De nada adianta oferecer produtos secundários se eles não combinam com o principal. Por isso, você deve se colocar no lugar do cliente e se perguntar se você consumiria os dois produtos juntos.

Outra forma de saber quais combos são mais eficazes é anotar o que geralmente os clientes pedem em conjunto. Por exemplo, se você perceber que muitos clientes colocam um salgado X e uma bebida Y no mesmo pedido, você pode montar um combo com os dois produtos.

Aposte no cardápio digital

Cardápios digitais são fáceis de criar, além de permitirem que os clientes vejam os produtos de seus próprios celulares e peçam delivery de maneira mais fácil.

Essa tecnologia permite que você crie novas promoções, combos e ofertas mais facilmente. Por exemplo, você pode criar um combo diferente a cada final de semana ou para datas especiais (como no Dia das Mães, dos Pais, entre outras) sem precisar imprimir os cardápios frequentemente.

Falando em Delivery, nós criamos uma webserie de Dicas para Delivery que você pode encontrar em nosso Blog. São diversas dicas e segredos que vão ajudar você a alavancar as suas vendas e fazer a diferença na vida do cliente.