3 adoçantes naturais que são bons para sua saúde

Parar de consumir o açúcar refinado pode ser difícil, mas dado o quão incrivelmente prejudicial o açúcar pode ser, definitivamente vale a pena o esforço e felizmente alguns adoçantes encontrados na natureza são realmente melhores para a saúde pois são baixos em calorias, pobres em frutose e têm um sabor bem docinho.

Hoje nós separamos 3 adoçantes naturais que são verdadeiramente saudáveis e que podem mudar a sua rotina para melhor. Confira a lista e não esqueça de conferir nossas série de curiosidades sobre os alimentos como Benefícios do Azeite, Diferentes tipos de Água, Sal do Himalaia ou Refinado, entre outros.

Stevia

A estévia é um adoçante de baixa caloria muito popular. É extraído das folhas de uma planta chamada Stevia rebaudiana. Esta planta é cultivada por sua doçura e propósitos medicinais há séculos na América do Sul.

Vários compostos doces são encontrados nas folhas de estévia. Os principais são o esteviosídeo e o rebaudiosídeo. Ambos são centenas de vezes mais doces que o açúcar, grama por grama. Portanto, a estévia é muito doce, mas praticamente não contém calorias.

Além disso, alguns estudos baseados em humanos sugerem que a estévia tem benefícios para a saúde, incluindo:

  • A estévia pode reduzir a pressão alta em pessoas com hipertensão em 6–14%. No entanto, não afeta os níveis normais ou apenas levemente elevados da pressão arterial.
  • A estévia também demonstrou reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes.
  • Vários estudos mais antigos em ratos mostram que a estévia pode melhorar a sensibilidade à insulina, reduzir o colesterol LDL oxidado (mau) e reduzir o acúmulo de placas nas artérias.

Se você precisa adoçar algo, a estévia pode ser sua escolha mais saudável.

No entanto, muitas pessoas não gostam muito do sabor da estévia. O sabor depende da marca, portanto, você pode precisar fazer experiências para encontrar um tipo de estévia de que goste.

Eritritol

O eritritol é outro adoçante de baixa caloria. É um álcool de açúcar encontrado naturalmente em certas frutas. No entanto, o eritritol em pó disponível para compra é provavelmente feito por meio de um processo industrial.

Ele contém 0,24 calorias por grama, ou cerca de 6% das calorias em uma quantidade igual de açúcar, com 70% da doçura. O eritritol tem gosto muito parecido com o do açúcar, embora possa ter um gosto residual suave.

O eritritol não aumenta o açúcar no sangue ou os níveis de insulina, nem afeta os níveis de gorduras no sangue, como colesterol ou triglicerídeos.

Estudos mostram que o eritritol é muito seguro e pode até estar relacionado a vários benefícios à saúde.

Por exemplo, alguns estudos mais antigos em humanos e animais descobriram que o eritritol pode melhorar a função dos vasos sanguíneos e proteger contra danos causados pelo estresse oxidativo.

Xilitol

O xilitol é um álcool de açúcar com uma doçura semelhante à do açúcar. Ele contém 2,4 calorias por grama, ou cerca de dois terços das calorias do açúcar.

O xilitol parece ter alguns benefícios para a saúde bucal, reduzindo o risco de cáries e cáries dentárias. De acordo com alguns estudos com animais, também pode melhorar a densidade óssea, ajudando a prevenir a osteoporose.

Além disso, a pesquisa mostra que o xilitol pode aumentar os níveis de vários compostos no trato digestivo para ajudar a manter o microbioma intestinal.

O xilitol também não aumenta os níveis de açúcar no sangue ou insulina. No entanto, como com outros álcoois de açúcar, pode causar efeitos colaterais digestivos em altas doses. Se você tem um cachorro em casa, convém manter o xilitol fora de seu alcance, pois é altamente tóxico para os cães.

E quanto aos substitutos naturais do açúcar “menos ruins”, como o mel?

Existem vários adoçantes açucarados populares que as pessoas preocupadas com a saúde costumam ingerir em vez de açúcar. Isso inclui açúcar de coco, melaço, mel e xarope de bordo. Eles realmente não são muito diferentes do açúcar.

Eles podem conter quantidades ligeiramente menores de frutose e uma pequena quantidade de nutrientes, mas seu fígado realmente não será capaz de notar a diferença.

Além disso, embora esses substitutos naturais do açúcar possam ser uma alternativa melhor ao açúcar comum, se usados ​​com moderação, eles não devem ser considerados uma solução rápida para seus problemas de saúde.

Na verdade, consumir grandes quantidades de açúcares naturais ou substitutos do açúcar a longo prazo pode aumentar o desejo por doces e pode contribuir para problemas como ganho de peso e diabetes.

No entanto, os efeitos nocivos do açúcar dependem totalmente do contexto. A maioria dos estudos relacionados foi conduzida em pessoas que já estavam comendo uma dieta rica em carboidratos e alimentos processados. Para essas pessoas, especialmente aquelas com excesso de peso ou resistência à insulina, grandes quantidades de açúcar podem ser especialmente prejudiciais.

Além disso, há outros grupos de pessoas que podem querer evitar completamente os adoçantes à base de açúcar. Isso inclui pessoas com transtorno da compulsão alimentar periódica e pessoas que estão em uma dieta cetogênica com baixo teor de carboidratos.

E agora que você já sabe muuuuuito sobre tipos de adoçante, quer aprender mais sobre Food Service, dicas de alimento e empreendedorismo no ramo hoteleiro? É super simples, basta nos seguir no Instagram e se inscrever em nossa newsletter do Blog parar eceber as melhores novidades do mês.