10 estratégias para aumentar o ticket médio do seu Restaurante

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O ticket médio é uma forma de mensurar a performance de vendas do seu restaurante, uma vez que ele se baseia no número de negócios fechados por um certo período de tempo. O cálculo pode ser baseado na quantidade de vendas ou de clientes.

Saber calcular e encontrar formas de aumentar o ticket médio é fundamental para qualquer empresa. Ou seja, ele mostra quanto cada cliente compra em média e abre espaço para outras ações.

Para contribuir para suas metas, veja abaixo 10 estratégias para aumentar o ticket médio do seu restaurante. Acompanhe!

Do que se trata o ticket médio e como calculá-lo?

Como dito, ele representa o valor que cada cliente consome, em média, em seu restaurante. 

Por exemplo: Se você tem 100 clientes por dia e o faturamento diário é de R$ 3.000, quer dizer que o ticket médio é de R$ 30 gastos por cliente.

Nesse sentido, é só você dividir o faturamento diário obtido no restaurante pela quantidade de clientes que estiveram no restaurante. Esse é o ticket médio diário. 

Qual a importância do ticket médio para o seu restaurante?

Ao conhecer o ticket médio do seu restaurante, você passa a saber o que esperar dos resultados das suas ações e deixá-las mais estratégicas. Na prática, você consegue estabelecer estratégias mais bem delimitadas para ações de datas comemorativas como Páscoa, Natal e Dia das Mães!

No entanto, o indicador também ajuda a entender quais pratos são menos pedidos e quais podem ser agregados a combos, por exemplo. Ou seja, você consegue aumentar o faturamento do seu restaurante sem precisar buscar por mais clientes.

Outro detalhe relevante é saber os custos de cada cliente, dos quais destacamos a infraestrutura, o material de limpeza e o pagamento de funcionários. Entender os custos, permitirá cortar ou minimizar os gastos.

10 estratégias para aumentar o ticket médio do seu restaurante

Existem várias estratégias de vendas que podem ser utilizadas para aumentar o ticket médio do seu restaurante. Veja abaixo.

  1. Faça kit de produtos

Em primeiro lugar, você pode montar e promover kits de produtos para melhorar a estratégia do seu negócio, pois estimula o consumo e ajuda a equipe a oferecer outras opções. Caso não tenha kits, faça combos em almoços ou jantares, para casal ou individual.

  1. Crie programas de fidelidade

Outra dica é criar cartões de fidelidade para o cliente, premiando-o com uma refeição grátis a cada X compras. Toda vez que ele for ao caixa, receberá um carimbo no cartão. Mas tenha um bom planejamento para não sair no prejuízo a longo prazo.

  1. Ofereça acompanhamentos

Você também pode oferecer acompanhamentos para os clientes: oferecer mais queijo ou molho em um sanduíche, por exemplo. 

Outra opção que dá bastante resultado é ter bandejas passando na frente do cliente, incentivando o consumo por impulso.

  1. Ofereça diferentes formas de pagamento

Também recomendamos a oferta de diferentes formas de pagamento, como cartões de débito e crédito, PIX, ou até transferências.

  1. Entregue para o seu cliente aquilo que ele busca

Para vender mais e melhor, o seu restaurante precisa estar alinhado com as necessidades de consumo do cliente. Nesse sentido, foque em fornecer produtos bons, de qualidade, atrativos e que possam ser adaptados para o público vegano ou vegetariano.

Tenha um layout de cardápio bonito, com fotos de sobremesa e outros pratos. Mostre o seu melhor!

  1. Invista na qualidade do atendimento

Para entender o que quer dizer a qualidade do atendimento, propomos o seguinte exercício: procure se colocar no lugar do seu cliente. Tenha também como referência os lugares nos quais você se sente bem-atendido. 

Ao oferecer um atendimento de qualidade, além de contribuir para a fidelização, você está criando um ambiente favorável para que aquele cliente compre mais e contribua para o aumento do ticket médio. 

  1. Treine sua equipe de vendas

Essa estratégia deve ser seguida por todas as empresas que buscam crescimento no mercado e não só pelos restaurantes.

Em se tratando da equipe de vendas, ela deve passar por treinamentos frequentes. Além de estimular os profissionais, o treinamento contribui para que o atendimento prestado aos clientes seja cada vez melhor.

  1. Estabeleça uma relação de confiança com os seus clientes

Uma forma de estabelecer uma relação de confiança com os clientes é fazer com que eles se sintam ouvidos. Caso eles apresentem críticas ou sugestões, realmente dê um feedback para eles.

  1. Faça promoções sazonais 

A sazonalidade é um fenômeno que afeta diversos setores da economia. No caso dos restaurantes, essa realidade se manifesta em dias de baixo movimento. Assim, considere os feriados prolongados e início de semana como potenciais períodos para promoções especiais.

  1. Na dúvida, não copie!

Por fim, vale mencionar a estratégia mais utilizada por todas as empresas de sucesso, inclusive, restaurantes. Na dúvida? Não copie! Faça do seu restaurante um diferencial no mercado e apresente razões para que seu cliente volte sempre!

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