Destaques Dicas Dicas de Negócios Matérias Notícias

Você já definiu suas metas para 2019?

Escrito por admin_bomsabor

Mais um ano está terminando e essa é a melhor época para refletirmos sobre nossas realizações e fazermos um balanço do ano se passou. Também já devemos começar a planejar e definir as metas para o próximo ano, pois isso é fundamental para nosso crescimento pessoal e profissional. Se você não colocar, desde o início do ano, uma energia concentrada em direção às suas metas e objetivos, você provavelmente estará desperdiçando tempo, esforço e principalmente oportunidades.

Traçar metas é simples, mas não é fácil, precisamos de autoconhecimento e fazer reflexões sobre o que realmente queremos. Precisamos escrever, planejar e agir. Isso requer disciplina e as vezes pode incomodar as pessoas.

Não deixe a vida te levar…

Fico intrigado em ver que muitas pessoas não gostam de metas e preferem ir vivendo a vida ao acaso, assim como na música do Zeca Pagodinho: “Deixe a vida me levar, vida leva eu…”. Mas será que esse é o melhor caminho? Será que no futuro essas pessoas não irão se perguntar porque não começaram a pensar e a planejar antes a própria vida?

Fazendo uma analogia com uma viagem, se não soubermos para onde queremos ir e não nos planejarmos, provavelmente vamos chegar em um lugar que nem sequer escolhemos, ou pior, podemos ficar parados ou estagnados. Se você não projetar seu plano de vida vai acabar vivendo uma vida que não escolheu. Saiba que a única pessoa que pode fazer escolhas e decisões para a sua vida é você mesmo.

Não seria bom desfrutar de uma vida plena e cheia de realizações? Eu tenho certeza que sim. Definir metas de maneira consistente e disciplinada pode revolucionar sua vida, assim como revolucionou a minha!

Escreva suas metas

Como empresário sempre tive que lidar com metas e faz cerca de 15 anos que iniciei o hábito de definir e anotar minhas metas. Comecei fazendo de maneira parecida com a que muita gente faz na virada de ano, mas talvez de maneira mais organizada. Defino e escrevo separadamente minha lista de metas pessoais, profissionais, financeiras e esportivas, geralmente defino de 3 a 5 metas para cada categoria. Costumam ser desafiadoras, mas sempre possíveis de serem realizadas durante o ano. Faço isso todo final de ano e anoto sempre em um mesmo caderno e no decorrer dos meses checo minhas anotações para não esquecer de nada.

A simples técnica de escrever e revisar frequentemente as metas ao invés de só pensar sobre elas, traz benefícios como clarificação e aumento do foco. Escrever utiliza outra parte de nosso cérebro do que pensar ou escutar, potencializando assim nossas chances de realizar. Depois que coloco minhas metas no papel, me comprometo verdadeiramente em alcançá-las e a medida que vou realizando, tico em meu caderno o que já consegui atingir.

Claro que nem sempre consigo chegar em todas dentro do ano, mas posso dizer que costumo realizar cerca de 70 a 80% delas. As metas que não consegui realizar, se continuarem sendo relevantes, coloco como meta para o ano seguinte e caso contrário aborto as mesmas. Quando vou somando tudo que realizei e evolui no decorrer desses 15 anos é algo realmente incrível. As vezes dentro de um ano não conseguimos enxergar tanta evolução, mas quando fazemos isso consistentemente, ano após ano, os resultados e a nossa evolução pessoal são surpreendentes.

Comprometimento

Fazemos alguns compromissos na vida, alguns pequenos e outros grandes. Os pequenos compromissos fazem parte de nosso dia-a-dia como iniciar aquele regime na segunda-feira, não postergar mais um trabalho que está atrasado, ligar para aquele amigo que ficou de retornar ou tentar ser mais pontual. Precisamos levar isso a sério, pois não cumprir os pequenos compromissos significa romper com o elo do comprometimento e da disciplina, que são fundamentais para a realização de nossas metas e objetivos.

Propósito

Quando se tem uma motivação forte as chances de realizar são sempre maiores. Nada mais forte se suas metas tiverem um propósito maior e não simplesmente existirem para agradar o seu ego. A falta de um propósito pode fazer com que você desista no meio do caminho ou pior, pode alcançar uma meta e depois descobrir que não tinha valor e importância para você. Um propósito faz suas metas estarem dentro de seu coração e da sua alma. Se não souber direito os propósitos de suas metas, tente alinha-las com suas crenças pessoais ou com valores universais como honestidade, fazer o bem para outras pessoas, resolver problemas da sociedade, proporcionar um futuro melhor para sua família ou realizar algo que irá se orgulhar.

Compartilhe suas metas

Um passo que pode te auxiliar e muito no processo é prestar contas. Estudos indicam que ao se comprometer publicamente com suas metas você potencializa e muito suas chances de alcança-las. Ter um parceiro/amigo para prestar contas irá te ajudar a manter-se na linha. Você poderá dar qualquer desculpa a si mesmo, mas não para seu amigo e para as pessoas que sabem das suas metas.

Então comece hoje mesmo a definir suas metas e inicie essa gostosa caminhada, assim poderá se sentir realmente no caminho para suas realizações!

Por: Marcio Appel – É atleta olímpico e administrador de empresas, sócio e diretor da Bom Sabor, empresa líder no segmento de sachês alimentícios no Brasil.
A empresa figurou por 5 anos consecutivos como uma das PMEs que mais crescem no país e Marcio Appel foi indicado em 2014 como um dos empreendedores do ano pela consultoria EY.

Sobre o autor

admin_bomsabor

Deixe um comentário