6 dicas de Instagram para bombar seu hotel ou pousada!

O Instagram virou Ferramenta poderosa para hotelaria, e atualmente ele conta com mais de 200 milhões de usuários ativos no mundo inteiro e dicas de instagram para bombar o seu hotel ou pousada são sempre bem vindas.

Bilhões de fotos são curtidas e compartilhadas todos os dias na rede social que começou de forma discreta, inicialmente limitada apenas aos usuários que possuíam smartphones da Apple, mas que em pouco tempo ganhou a atenção do grande público.

Com tantos usuários ativos interagindo diariamente, conectando pessoas do mundo inteiro com interesses em comum, ficou evidente que este é um meio oportuno de divulgar sua marca. Então preparamos 6 dicas de instagram para hotel ou pousada para você transformar o Instagram em uma verdadeira fonte de reservas!

1. Configuração da Conta

Antes de começar a agir é aconselhável revisar como está configurada a sua conta.

Antes de tudo é necessário o configurar o nome do perfil do hotel ex.: @hotelnovo . Neste nome sugerimos colocar a palavra hotel, hostel, ou resort acompanhada do nome para melhor identificar seu tipo de estabelecimento. Assim quando as pessoas marcarem seu perfil em fotos ou comentários, os outros usuários que não conhecem o hotel, já saberão que de fato trata-se de um empreendimento de hospedagem.

Em segundo lugar, você pode personalizar a descrição do perfil da página, chamado de biografia. É bacana neste lugar inserir o nome fantasia do hotel completo, uma frase que o represente muito bem, que pode ser o slogan da marca, e também é bacana colocar alguns ícones ao lado da descrição. Por exemplo, se seu hotel é de praia, colocar um sol, guarda-sol, etc. Figuras divertidas que representem visualmente o perfil da sua hospedagem.

Na terceira linha desta mesma descrição, colocar a cidade de localização. E por fim, há um espaço específico na configuração do perfil para inserir o site do hotel.

dicas de Instagram para bombar seu hotel ou pousada

2. Crie Hashtags

Após o perfil do hotel ser ativado, crie uma hashtag especial para gerar engajamento com seus hóspedes! Para isso, seja criativo e ao invés de utilizar a hashtag com um simples nome fantasia do hotel (#hotelXYZ), crie algo como #euvivoXYZ, ou #melhordiaXYZ.

Após criar a hashtag, é fundamental divulgá-la. Para isso, todos os seus posts devem conter esta hashtag, e além disso, é fundamental divulga-la em materiais impressos dentro do hotel, como na recepção, nos quartos, e em áreas de lazer, como a piscina. Você também pode criar hashtags específicas para a divulgação de alguns feriados, promoções ou atrações do hotel.

Uma das grandes vantagens é que ao clicar nesta hashtag, você encontrará todas as postagens feitas por seus clientes, e pode inclusive utilizar a postagem de seus clientes para repostar na sua página.

3. Cresça sua base de seguidores

Uma ação que funciona muito bem no Instagram é fazer o sorteio de uma diária ou um final de semana no hotel entre seus seguidores. Para que este tipo de campanha aumente sua base de seguidores, é importante criar regras de que para participar é preciso, seguir a página do hotel no Instagram, e marcar 3 amigos na foto da promoção. Importante deixar claro por quanto tempo o ganhador poderá usufruir do crédito.

Este tipo de ação costuma funcionar muito bem e quanto mais criativo e bacana for sua ação mais sua base de seguidores aumentará!

4. Crie recompensas

O hotel pode divulgar o seu próprio Instagram com materiais gráficos espalhados pelas áreas comuns (elevadores, corredores, hall, áreas de lazer, recepção, e etc) com a premissa de que o usuário, ao compartilhar a imagem com uma hashtag criativa relacionada ao hotel (#hotelexemplo), irá aparecer em sua conta oficial no Instagram, ou receber algum benefício especial, um formato de competição fotográfica!

Por exemplo: quando o hóspede acessar o elevador, encontrará um cartaz divulgando o Instagram oficial do hotel e informando que as melhores fotos de seus hóspedes serão compartilhadas. Os usuários do Instagram adoram ter suas próprias fotos reconhecidas em âmbitos maiores. Desta forma, o hóspede será incentivado a tirar mais fotos e usar a hashtag do hotel com mais frequência, para que apareça na conta oficial.

5. Enalteça a economia

As pessoas adoram compartilhar as fotos de seus pratos de comida, principalmente se toda a composição da mesa for inspiradora. E muitas vezes só é necessário lembrar e estimular os clientes para que façam isso. Portanto coloque algumas sinalizações ou nas mesas ou em locais específicos do restaurante informando o wifii do local, e junto já coloque qual é o nome do Instagram oficial do hotel. Só o fato de lembra-los da rede social já os fará despertá-los a compartilhar momentos e fazer propaganda gratuita do seu restaurante na rede.

6. Compartilhe a rotina do hotel

Fotografe a linda vista do pôr do sol de alguma das suítes do hotel, hóspedes se divertindo na piscina (sem mostrar rostos sem autorização), a equipe de limpeza dando seu máximo para deixar os quartos impecáveis, os principais pratos do restaurante e do café da manhã, a garagem lotada de carros e hóspedes, eventos corporativos acontecendo no hotel, etc.

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre o assunto? Confira também 8 estratégias de marketing para o seu restaurante bombar e que pode ser usado no restaurante do hotel.

Nos siga em nossas redes sociais e não deixe de acompanhar nosso Blog. Vamos sempre abordar assuntos desse cunho por aqui!