Alimentos Destaques Dicas

Conheça a história a origem e como surgiu a manteiga

Conheça a história a origem e como surgiu a manteiga
Escrito por admin_bomsabor

Conheça a história a origem e como surgiu a manteiga,
Tudo começou com um concurso instituído em 1869 por Napoleão III (1808-1873). Naquela época, a França estava afogada em uma complicada crise econômica e carente de vários gêneros alimentícios. A manteiga tornou-se tão escassa que o governo resolveu desafiar os cientistas a encontrar um substituto para ela. O vencedor foi o químico Hipollyte Mergé-Mouriès, com uma mistura à base de sebo de boi, úbere de vaca e leite, ganhando um tom perolizado – daí o nome, que vem do grego margaron, ou “brancura de pérola”. Logo depois, em 1871, apareceu a primeira fábrica do novo produto, na Holanda. Não demorou para que toda a Europa passasse a usar a margarina no dia-a-dia, mesmo com a manteiga de novo abundante.

“Com a descoberta da hidrogenação, processo no qual o óleo líquido torna-se semilíquido, a margarina tornou-se uma aliada perfeita na prevenção de doenças cardiovasculares”, diz a nutricionista Ana Célia Amaral Ayres Dellosso, da PUC-SP. Hoje, a margarina é produzida a partir de gordura de origem vegetal e leite, acrescidos de flavorizantes, pigmentos, estabilizadores, antioxidantes, preservativos e conservantes químicos.

Além do cafezinho e do pão francês, a manteiga é uma iguaria que está presente na mesa do brasileiro. Aliás, não há nada melhor que uma manteiga da Dona Beija derretendo num pãozinho quente, no café da manhã. Porém, como surgiu a manteiga? Os pesquisadores ainda têm dúvidas sobre a verdadeira história da manteiga, mas há um consenso geral.

A manteiga provavelmente surgiu na pré-história, quando os humanos começaram a domesticar animais como ovelhas, cabras e vacas. O consumo de carne e leite era muito comum. Contudo, em algum momento um criador esqueceu um balde de leite, no qual se formou uma nata. Então, alguém, talvez por ócio, resolveu bater essa nata, formando uma pasta bastante apetitosa. Assim surgiu a manteiga, que se alastrou pelo mundo.

A manteiga tem grande quantidade de Vitamina A, que é muito importante para a visão e ao sistema de defesa do organismo. Contudo, é um alimento com alto teor de gordura e deve ser consumida com parcimônia. A manteiga tem sabor e consistência inigualáveis e aliada a uma vida saudável, pode fazer parte de diversas receitas. Aproveite a deliciosa manteiga da Dona Beja Laticínios!

A manteiga ao redor do mundo:

China: durante a dinastia T’ang a manteiga representava o último estágio do espírito de Buda.

Japão: durante o século XIX, quando o país fez maior contato com o ocidente, os japoneses ficaram horrorizados com o forte cheiro que os europeus produziam quando suavam e o cheiro foi relacionado ao consumo de gordura animal. Os japoneses os chamavam de bata-kusai que significa fedendo manteiga, ainda hoje é um termo depreciativo relacionado às coisas ocidentais.

Escandinávia: os povos de lá gostavam tanto da gordura que quando morriam eram sepultados com barris cheios de manteiga.

Noruega: durante a segunda guerra mundial, quando a Noruega estava enfrentando dificuldades econômicas, a manteiga virou “moeda corrente”.

Índia: a tribo Hunza que vive entre o Paquistão, a Índia e a China, é famosa pela longevidade de seus membros que chegam até os 115 anos ou mais. Eles atribuem essa vitalidade à manteiga, que é muita consumida por lá. Na crença Hindu, a única manteiga consumida é a feita a partir do leite de vaca, por ser um animal sagrado.

Rússia: Maslyanitsa significa manteiga em russo e também é o nome do festival que celebra o final do inverno e o começo da primavera, é a semana da manteiga. A segunda-feira é o dia mais importante, onde são produzidos vários alimentos a base de manteiga, segundo a crença, quanto mais comida tiver mais quente será o verão no próximo ano.

 

Edição: Junior Tapioca

 

Você pode gostar de outras postagens sobre manteiga e margarinas: Margarina e Manteiga quais as diferenças? ou Conheça a diferença da manteiga Extra e Manteiga de Primeira Qualidade

 

 

Conheça a história a origem e como surgiu a manteiga, 

Conheça a história a origem e como surgiu a manteiga,

Conheça a história a origem e como surgiu a manteiga,

Conheça a história a origem e como surgiu a manteiga,

Conheça a história a origem e como surgiu a manteiga,

Sobre o autor

admin_bomsabor

Deixe um comentário