Como sera o natal para o comercio em 2017 como serão as vendas de fim de ano

Como sera o natal para o comercio em 2017 como serão as vendas de fim de ano

Recentemente o Correio Braziliense através de uma fenomenal matéria juntamente com os dados do CNC e Especialistas, deu um “perfil” de como seria o final de ano para o comercio Brasileiro em 2017. Confira!

Como sera o natal para o comercio em 2017 como serão as vendas de fim de ano? Natal de 2017 será o melhor em 4 anos para os comerciantes do Brasil
CNC espera crescimento de 4,3% nas vendas de fim de ano em relação a 2016. Queda da inflação, dos juros e do desemprego alimenta expectativa dos varejistas, que devem, ainda, contratar mais trabalhadores temporários

As perspectivas de boas vendas nas festas de fim de ano estão alimentando os sonhos dos varejistas. Após dois anos de recessão e de queda nas vendas do comércio, a reação da economia vai ajudar a reerguer a atividade. O setor prevê que terá, neste Natal, o melhor desempenho em quatro anos.

Motivos não faltam para sustentar o otimismo. A inflação, que tanto comprometeu o poder de compra das famílias, deu trégua este ano. Com a desaceleração dos preços, os juros também caíram. E, se há uma receita que agrada aos consumidores, é a possibilidade de comprar produtos à vista, com preços mais em conta, ou em prestações que caibam no orçamento. Devido ao cenário favorável, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) espera para o Natal de 2017 um crescimento de 4,3% nas vendas.

Outro fator que nutre as expectativas de um Natal mais gordo é a melhora do mercado de trabalho. Após o contingente de desempregados ter atingido quase 14% da população ativa, no auge da recessão, o aumento das contratações — a princípio, em regime informal, e, mais recentemente, também com carteira assinada — reforçam a perspectiva de incremento nas vendas. A expectativa de maior movimento nas lojas, por sua vez, terá peso fundamental para a geração de vagas temporárias no comércio, que devem crescer 9,6% em relação ao ano passado.

Como sera o natal para o comercio em 2017 como serão as vendas de fim de ano

Para o próximo Natal, a CNC projeta a geração líquida de 73,1 mil vagas temporárias. Somente o segmento de vestuários e calçados deve responder por 66,9% desses postos de trabalho, prevê o chefe interino da Divisão Econômica da CNC, Fábio Bentes. Os ramos de artigos de uso pessoal e de móveis e eletrodomésticos vão oferecer 16,4% desses empregos. “O crédito mais barato e a inflação menor favorecem os gastos das famílias com a compra de bens semiduráveis e duráveis. Do ponto de vista de recursos para o consumo, teremos certamente um Natal com melhores perspectivas”, prevê o economista.

Outro fator que leva Bentes a apostar em boas vendas no fim de ano é a injeção de R$ 15,9 bilhões na economia, a partir deste mês, com os saques das contas do PIS/Pasep. A medida, autorizada pelo governo, deve favorcer cerca de 8 milhões de consumidores. Embora o valor e o número de beneficiários sejam menores que os envolvidos no resgate das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), no primeiro semestre, é um montante equivalente a 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB), que, certamente, contribuirá com um fluxo extra de recursos para o consumo.

As expectativas para o Natal são positivas não apenas por um benefício exclusivo e temporário do varejo. A previsão de melhora das vendas é um sinal de que o consumo das famílias, que responde por cerca de 60% do PIB, está dando sinais de retomada, ainda que lentamente. E a perspectiva de empregos temporários reforça a confiança dos empresários, que tendem a elevar os investimentos a médio prazo. São sinais macroeconômicos fundamentais para garantir um crescimento

Como sera o natal para o comercio em 2017 como serão as vendas de fim de ano

Reforma

O otimismo dos empresários é reforçado, ainda, pela reforma trabalhista, que começará a gerar efeitos em novembro. A flexibilização da legislação deve favorecer a manutenção de cerca de um quarto dos 73,1 mil cargos temporários a serem criados no fim de ano. A CNC prevê uma taxa de efetivação de 27% desses empregados. “É uma consequência da reforma. Claro que a nova lei vai demorar um pouco para pegar, mas aumentará o apetite do varejista em contratar”, diz Bentes.

A expectativa de ganhos de produtividade com a reforma trabalhista deve contribuir para que as vendas no Natal cresçam 2% nos shopping centers. É o que projeta o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun. “Antes, não poderíamos contratar temporários por horas determinadas, como em horários de pico. Agora, teremos uma situação bem melhor”, pondera.

A flexibilização assegurada pela regulamentação do trabalho intermitente também reforça as expectativas de segmentos da área de alimentação. Afinal, além de presentear familiares e amigos, muitas famílias fazem refeições na rua em dezembro.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, prevê, para o último trimestre deste ano, faturamento 5% maior em relação ao mesmo período do ano passado. Embora a entidade ainda esteja fechando as projeções de vagas temporárias, é certo que o setor contratará mais trabalhadores provisórios do que em 2016. “O setor sempre contratou de maneira temporária. Teremos um impacto muito grande, sobretudo nas regiões turísticas”, destaca. “O trabalho intermitente deve favorecer a criação de 2 milhões de empregos no setor de alimentação fora do lar dentro de cinco anos”, acredita.

“O crédito mais barato e a inflação menor favorecem os gastos das famílias com bens semiduráveis e duráveis. Teremos um Natal com melhores perspectivas”

Fábio Bentes,
chefe interino da Divisão Econômica da CNC

Fonte: Correio Braziliense – Rodolfo Costa

 

Como sera o natal para o comercio em 2017 como serão as vendas de fim de ano, Como sera o natal para o comercio em 2017 como serão as vendas de fim de ano, Como sera o natal para o comercio em 2017 como serão as vendas de fim de ano, Como sera o natal para o comercio em 2017 como serão as vendas de fim de ano, Como sera o natal para o comercio em 2017 como serão as vendas de fim de ano

Leia Também: Como montar um Delivery de sucesso em poucos passos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *