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Administração do tempo

Escrito por admin_bomsabor

Por: Marcio Appel

Durante o período em que me preparava para as Olimpíadas, tempo virou artigo de luxo e tinha de aproveitá-lo da melhor maneira possível. Caso contrário, o projeto de participar dos Jogos naufragaria, o desempenho na empresa seria prejudicado e minha família poderia ficar em segundo plano. Então, a gestão de tempo tornou-se um item de primeira necessidade em minha vida.

A alegação de falta de tempo muitas vezes é uma maneira de arrumar uma desculpa externa para um problema interno ou para justificar a ausência de vontade. A maioria de nós não escolhe como gastar o tempo e simplesmente segue uma rotina estabelecida há anos pelas situações de vida que vão nos conduzindo.

No começo da minha carreira profissional, passava 12 a 13 horas por dia na empresa. Não ia para casa cedo, porque a cultura empresarial dizia que o sucesso significava estender a permanência no escritório até tarde e os resultados seriam ainda melhores com uma jornada de trabalho intensa. Esse ritmo frenético, além de não ser nada saudável, estava causando um desequilíbrio em minha vida. Comecei a perceber que depois de certo horário eu perdia concentração e eficiência.

Dessa experiência, comecei a entender que mais importante que o número de horas dedicadas a alguma atividade é a intensidade com que a realizamos. As pessoas não são reconhecidas pelo volume de horas trabalhadas, pela frequência de reuniões ou pela quantidade de e-mails recebidos e enviados. Elas são julgadas e reconhecidas pelo desempenho e resultados que alcançam.

Ser produtivo é aproveitar melhor o seu tempo, focando e se engajando nas coisas que são prioridades em seu trabalho e em sua vida. Tem a ver com mente plena, estar presente, com menos preocupações. Devemos definir quanto, quando e onde vamos gastar o nosso tempo e para isso nada melhor do que planejar o nosso dia e nossa semana. Quando planejamos nossa semana, estamos falando em administrar 168 horas, ao invés das 24 horas do dia e assim fica muito mais fácil de encaixar 2 ou 3 horas para coisas que normalmente não conseguimos encaixar em nosso dia.

Com organização é possível conquistar o tempo necessário para atender as prioridades estabelecidas em sua vida e ainda se dedicar ao próprio desenvolvimento de forma a atingir suas metas e seus objetivos. Outra dica importante é criar a lista do “parar de fazer”. Aqueles que construíram carreiras de sucesso muitas vezes utilizaram tanto as listas de “fazer” como também a lista de “parar de fazer”. Eles mostraram uma disciplina notável para desconectar todo tipo de lixo que vem na cabeça, aprenderam a delegar e a deixar de perder tempo com atividades não importantes.

Resumindo: você pode encontrar espaço para fazer quase tudo o que considera importante, incluindo grandes projetos como voltar a estudar ou começar um novo negócio. Alguns desses objetivos podem exigir anos de dedicação. Nesse caso, para não desanimar, utilize a tática “um passo de cada vez”.

Marcio Appel – Atleta olímpico e administrador de empresas, sócio e diretor da Bom Sabor, empresa líder no segmento de sachês alimentícios no Brasil.
A empresa figurou por 5 anos consecutivos como uma das PMEs que mais crescem no país e Marcio Appel foi indicado em 2014 como um dos empreendedores do ano pela consultoria EY.

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