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12 ideias e estratégias de marketing para seu restaurante

Escrito por admin_bomsabor

A competição entre os restaurantes é acirrada e você precisa dar tudo de si para ter sucesso. A Bom Sabor ajuda você, empresário ou administrador de restaurantes, bares e lanchonetes, com 11 idéias e estratégias de marketing que prometem te ajudar a melhorar seus negócios e chamar a atenção de estômagos em todo lugar!

1. Foodie Photos
Sem dúvida, a melhor maneira de promover seu restaurante on-line é com fotos de alta qualidade e indutoras de babar. O conteúdo visual está em alta demanda on-line nos dias de hoje, e ter fotos deliciosas em seu site e em várias mídias sociais é essencial para atrair os olhos famintos. Considere a contratação de um fotógrafo profissional (existem alguns especializados em fotos de alimentos) para tirar algumas fotos de alto nível ou experimente o estilo DIY com seu smartphone. Porém, tirar ótimas fotos de comida pode ser mais difícil do que parece, já que a iluminação costuma ser um fator-chave. Use suas melhores louças, talheres e toalhas. Capriche no visual da comida, e dê preferência a luz natural da manhã.

2. Programas de Fidelidade
A parceria com aplicativos de alimentos on-line deve ser considerada como parte do plano de marketing do restaurante. A parceria com aplicativos on-line incentiva os visitantes a conferir seu restaurante por meio de programas de fidelidade, que oferecem aos visitantes uma compra gratuita ou desconto para visitar um determinado número de vezes.

Os apps populares que oferecem programas de fidelidade integrados ajudam muito, os clientes gostam, e ainda mostram que você valoriza os clientes e aprecia sua lealdade!

3. Yelp

O Yelp é um guia urbano que funciona como rede social. Aqui, os participantes do serviço compartilham informações sobre lugares por onde passaram, escrevendo breves críticas (positivas ou negativas) e relatando a sua experiência com restaurantes, hotéis, bares, praças, eventos e tudo o que envolva viagens e entretenimento.
Ele tem um tremendo poder na indústria de restaurantes, e ter um forte apoio de resenhas positivas do Yelp é como ter um bando de gansos de ouro – as resenhas do Yelp podem fazer maravilhas para o seu negócio.

5. Configure sua conta do Google+

Configurar a conta do Google+ do seu restaurante é tão importante (talvez até mais importante) quanto configurar sua conta do Yelp. Aqui está o porquê: Quando você pesquisa uma empresa no Google, o Gráfico de conhecimento do Google fornece os detalhes da empresa na barra lateral.

O Gráfico de conhecimento do Google reúne uma grande parte de suas informações do Google+, por isso, ter sua empresa configurada no Google+ é um grande bônus, já que ter seu restaurante exibido pelo Gráfico de conhecimento do Google permite mais imóveis de pesquisa privilegiada (e ainda é de graça)!

6. Seja um Insta-Ham

Ter uma forte presença no Instagram é outra dica de marketing de restaurante semi-óbvia (mas importante demais para ignorar).

Use o Instagram para promover o melhor conteúdo visual da sua empresa. Mostre sua vitrine, fique de perto com seus principais pratos e use este palco principal de mídia social como um lugar para brincar com sua identidade de marca. Por exemplo: uma loja de alimentos naturais pode usar fotos de pessoas praticando esportes, cozinhando, cultivando ou outras atividades que você acha que sua base de fãs vai gostar.

7. Envie um boletim informativo por e-mail

Lembre-se de que o boletim informativo do seu restaurante não precisa ser semanal. Na verdade, os usuários provavelmente apreciarão uma caixa de entrada menos inundada se você simplesmente enviar um boletim informativo por mês. Use o boletim informativo por e-mail como uma chance de celebrar seu sucesso, discutir novos itens de menu ou compartilhar descontos especiais. Precisa de alguns modelos de newsletter ou layouts? Sem problemas!

8. Promover conteúdo gerado pelo usuário

O conteúdo gerado pelo usuário (apelidado de UGC) é uma ótima maneira de desenvolver o envolvimento pessoal e íntimo com os usuários. Organize um concurso de fotografia pedindo aos clientes que compartilhem sua refeição favorita em seu estabelecimento e compartilhe as entradas em uma página de conteúdo dedicada (e / ou compartilhe envios em suas várias redes sociais). Considere premiar alguns sortudos concorrentes aleatórios com um aperitivo grátis ou outro prêmio! Hospedar e promover conteúdo gerado pelo usuário mostra aos clientes que você os aprecia, transformando visitantes ocasionais em devotos obstinados.

9. Mostre sua equipe
Em uma era de representantes do serviço de atendimento ao cliente robótico e, em breve, carros autônomos, o elemento humano está gravemente deficiente. Mostre sua equipe de 5 estrelas fazendo o que eles fazem melhor! Ver funcionários felizes e sorridentes faz maravilhas pela sua reputação, pois os clientes desejam ser atendidos por trabalhadores alegres. Faça treinamentos de aperfeiçoamento com sua equipe.

10. Monitore sua presença na mídia social
Estratégias de marketing de mídia social são uma força inegável no mundo de hoje. Muitas vezes, os restaurantes com forte presença na mídia social como parte de seu plano de marketing de restaurante são os que mais se saem melhor, e na indústria de alimentos competitiva, ignorar as mídias sociais é uma sentença de morte.

11. O poder e a influência da psicologia das cores para restaurantes
A psicologia das cores é uma estratégia usada há anos por profissionais do marketing para atingir os mais variados objetivos. Aliada na decoração de casas, escritórios e hospitais, na confecção de roupas, na produção de alimentos e até mesmo no planejamento de bares e restaurantes, a escolha das tonalidades ideais pode valorizar ainda mais os negócios.
O importante é optar por cores que reflitam as características principais do ambiente em questão. No caso dos locais que trabalham com gêneros alimentícios, o segredo é que a visão do cliente capte a ideia de conforto e segurança.

12. Equipe proativa
Quais as características de uma pessoa proativa? O que a diferencia das demais? Frequentemente ouvimos essas perguntas em nossas palestras e workshops. Faz sentido: se soubermos o que define uma pessoa proativa, que atitudes e comportamentos ela desenvolve, podemos aplicar esses hábitos em nosso dia-a-dia. Uma equipe proativa, consegue detectar os problemas antes que eles aconteçam, e trazer soluções eficazes o mais rápido possível.

Nos conte o que mudou em seu restaurante, depois de nossas dicas.

E fiquem atentos teremos mais novidades em breve!

FONTE:

Consultoria Renato Neme

Agência Mothern/Crane

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admin_bomsabor

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